Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2014

Servidores do estado ansiosos pela divulgação do novo secretariado

Os servidores públicos do estado, principalmente os das grandes secretarias, aguardam ansiosos a divulgação da lista do novo secretariado, que integrará o terceiro mandato de Jatene, prometida para esta terça-feira (30). Muitas especulações estão sendo feitas, com nomes já quase certos, mas só saberemos, realmente, quem comporá o time, quando o governador abrir o bico.

Quartéis aguardam agitados o novo comandante-geral da PM

A agitação que domina boa parte dos quartéis começou desde que cresceram as especulações sobre a iminente escolha do coronel Roberto Campos, atual comandante de Policiamento da Capital, para ocupar o cargo de comandante-geral da Polícia Militar do Pará. Campos enfrentaria forte, para não dizer fortíssima resistência sobretudo entre os praças. O estilo dele, classificado como "autoritário" até mesmo para o gosto dos militares, sempre afeitos a férreas disciplinas, contrastaria com o do atual comandante geral da PM, o coronel Daniel Borges Mendes. Ao mesmo tempo em que se encontram em estado de alerta, com as antenas ligadas para a indicação do novo comandante geral da Polícia Militar, ainda tentam remoer da melhor forma possível a greve que pôs setores da corporação em pé de guerra contra o governo Simão Jatene, no início de abril deste ano, a ponto de forçarem o governador a cancelar uma viagem para o exterior.

Confirmado: Helder Barbalho será ministro da pesca

Hoje à tarde foi confirmado pelo PMDB, o que já se comentava nos bastidores: Helder Barbalho será ministro da Pesca e o partido ocupará também os ministérios das Minas e Energia, com o senador Eduardo Braga (AM) - que é paraense -, atual líder do governo no Senado; da Aviação Civil, com o deputado Eliseu Padilha (RS); e do Turismo, que deve permanecer com Vinícius Lages no comando, além da Secretaria Especial de Portos, com o deputado Edinho Araújo (SP); e da Agricultura, com a senadora Kátia Abreu (TO), já anunciada. 

Mesa da Câmara de Igarapé-Miri é nula

O juiz Eduardo Rodrigues de Mendonça Freire, titular da comarca de Igarapé Miri, concedeu liminar em Mandado de Segurança e determinou que seja realizada nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, no dia 1º de janeiro de 2015, em obediência às normas legais e ao Regimento Interno da Casa. No último dia 17 de dezembro, foi realizada eleição dos dirigentes da Câmara Municipal, mas só havia 7 vereadores em plenário e ainda em data antecipada. Os demais, inconformados com o toma lá-dá cá na composição da Mesa Diretora, resolveram não comparecer e buscar na Justiça uma solução. Na chapa União e Trabalho figuravam como presidente o vereador Nenca, como vice a Pastora Dalva e secretários Neto Nahum e Ângela Maués.  O município vive dias de instabilidade política e administrativa, desde o afastamento do prefeito, conhecido como Pé de boto, investigado na CPI do Extermínio da Alepa, acusado de mandar matar seus opositores.

Deputados instalam CPI das Milícias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a existência de grupos de extermínio no estado do Pará, foi instalada nesta quinta-feira, 18, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. A CPI foi proposta pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) quando dez pessoas foram executadas supostamente por grupos de extermínio, em bairros da periferia de Belém, na noite do último dia quatro de novembro, em resposta ao assassinato do Cabo Antônio Marcos Figueiredo, da Polícia Militar. Os membros elegeram para a presidência da CPI, o deputado Augusto Pantoja (PPS), e para relator, o deputado Carlos Bordalo (PT). Ambos são membros da Comissão de Direitos Humanos da Alepa. Apesar da Assembleia ter entrado em recesso ao final da sessão ordinária na qual a CPI foi instalada, o regimento interno possibilita que as investigações ocorram durante o recesso parlamentar. O mandato dos deputados da atual legislatura encerra em 31 de janeiro.