Pará: política arcaica
Enquanto no Brasil são as políticas sociais que são as âncoras do governo federal, no Pará nota-se, na maioria dos municípios, pouca iniciativa nesta área. Quais os programas municipais para combater o trabalho infantil digno de visibilidade pública? Quais os programas municipais para qualificar os trabalhadores semi-analfabetos ou analfabetos? Quais os programas municipais sérios para preparar o jovem para o primeiro emprego nestas cidades de serviço? Em quais destes municípios a Estratégia Saúde da Família funciona de verdade? Qual o choque de gestão capaz de fazer funcionar os serviços públicos municipais de saúde, educação e transportes públicos?
Políticos tradicionais são aqueles que medem seu desempenho a partir de obras físicas de grande visibilidade pública. Até quando principalizar investimento em atividades meios será mais importantes do que investir nas atividades fins, ou seja, nas pessoas strictu sensu?
Para os políticos tradicionais e reacionários, investir nas pessoas é dar esmolas. Está na hora da política no Pará evoluir.
Comentários
Postar um comentário