Curiosidades sobre Belém


Esta semana Belém completa 397 anos, por isso resolvi listar no blog algumas curiosidades sobre nossa cidade, que com certeza a maioria dos  belenenses desconhecem.
Belém é uma cidade de muitas histórias e acontecimentos e talvez por isso que muitos dizem que Belém é a terra do "já teve".
Confira algumas curiosidades sobre Belém:

- Belém foi a 1ª capital do Brasil a fornecer energia elétrica à sua população.
Na gestão de Antônio Lemos foram contratados profissionais diretamente de Londres para implementar a energia em Belém, quando foi criada a Pará Eletric and Railway Company, inclusive sendo esses mesmos ingleses responsáveis pela fundação do Pará Country Club, hoje simplesmente Pará Clube.

-  A cidade também foi uma das primeiras a possuir bolsa de valores, demolida no governo Vargas para dar lugar a Praça do Relógio. Nessa época, quando a nação vivia sob uma economia de arquipélago, era mais fácil ir de Belém a Liverpool que ao Rio de Janeiro, por haver mais rotas para a Europa em detrimento dos destinos nacionais e a Belém manter mais relações com aquele continente que com o resto do Brasil.

- Belém foi primeira cidade do Brasil a ter contato com o jiu-jitsu. Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma, foi um grande praticante de Jiu-jitsu, nos seus primórdios. Depois de percorrer vários países com seu grupo, chegou ao Brasil em 1915 e fixou residência em Belém do Pará, onde abriu a Academia Conde Koma. Um ano depois, conheceu Gastão Gracie, pai de Hélio Gracie, a quem ensinou o Jiu-Jitsu.

- O Cinema Olympia é o mais antigo em funcionamento no Brasil. Hoje com mais de 100 anos, foi construído nos tempos áureos da borracha, foi frequentado por personalidades importantes da cidade e também por grandes barões da borracha, entrou em decadência na queda do ciclo da borracha, hoje é um importante espaço cultural em Belém.

- As mangueiras de Belém, as árvores-símbolo da cidade, importadas diretamente da Índia nas novas avenidas na gestão de Antônio Lemos, a fim de construir túneis sombreados, tudo ao estilo da arquitetura francesa. O desafio foi delegado a um grupo de engenheiros de algumas nações européias, inclusive aos responsáveis pela recente reforma urbanística de Paris.

- No início do século XX  Belém era invejada mesmo por brasileiros das zonas produtoras de café, retratada nos jornais do sudeste do país como uma verdadeira metrópole perdida na selva que Rio de Janeiro e São Paulo nunca conseguiriam construir, até que em 1905, o Rio de Janeiro realiza sua reforma urbanística.
Também foi a primeira cidade brasileira a possuir bondes elétricos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liminar suspende eleição na ATEP-PA

Eduardo Cunha: Pandora da República