Temer anuncia concessões e privatizações que inclui Cosanpa

O presidente Michel Temer anunciou hoje (13) um programa de privatizações de aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, áreas de exploração de petróleo e distribuidoras de energia e concessões de empresas estatais de saneamento.

O objetivo do chamado “Projeto Crescer” é a retomada da economia e, consequentemente, a abertura de novas vagas de trabalho no País.

Dentro do projeto está previsto,  para o primeiro semestre de 2018, a realização do leilão de concessão da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa)

Esta srmana, m entrevista ao Jornal O Globo, o presidente da Cosanpa, Luciano Dias, afirmou que a concessão da empresa seria a única forma viável de alcançar a universalização do serviço no tempo previsto (até 2033). Hoje, apenas 11% da capital do estado, Belém, têm acesso à rede de esgoto e só 3% são tratados. Dias conta que, só em 2015, o Pará teve de aportar R$ 122 milhões para manter a Cosanpa. Em 2016, foram R$ 8 milhões mensais para funcionamento e manutenção da empresa.

Esses recursos são insuficientes diante da necessidade de universalização. Os estados vivem uma crise fiscal e não têm condições de investir. A intenção é melhorar os índices de saneamento atraindo investidores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liminar suspende eleição na ATEP-PA

Eduardo Cunha: Pandora da República