Compra da TAP por brasileiro foi reportada de forma errada no Brasil
É sempre bom ler uma notícia em no mínimo três veículos diversos, e se ela ocorreu fora do país, se o leitor tem condições de ler em outra língua, é importante ler em veículos do país onde ela ocorreu, para estar certo de que tem uma razoável versão dos fato.
A maioria das manchetes nacionais diz que “o dono da Azul comprou a TAP”. Mas estão erradas ao omitirem a presença majoritária no negócio do empresário português e um dos homens mais ricos de Portugal, Humberto Pedrosa, dono do Barraqueiro, o maior grupo de transportes de Portugal e um dos maiores da Europa.
Lendo os jornais portugueses é possível ver o porquê de David Neeleman ter procurado o português Humberto Pedrosa para formar o consórcio Gateway e propor, através dele, a compra da TAP: a legislação da UE exige que um cidadão europeu tenha o controle de qualquer empresa aérea que trafegue dentro da comunidade. Portanto, como Neeleman não é cidadão europeu ele não pode ser "o dono da TAP".
Devido a isso, o consórcio Gateway, que comprou a TAP, para adequar-se às regras da UE, na verdade, tem o controle de Humberto Pedrosa, que detém dele 50,1% e os outros 49,9% pertencem a David Neeleman, seu sócio minoritário.
Lendo os jornais portugueses é possível ver o porquê de David Neeleman ter procurado o português Humberto Pedrosa para formar o consórcio Gateway e propor, através dele, a compra da TAP: a legislação da UE exige que um cidadão europeu tenha o controle de qualquer empresa aérea que trafegue dentro da comunidade. Portanto, como Neeleman não é cidadão europeu ele não pode ser "o dono da TAP".
Devido a isso, o consórcio Gateway, que comprou a TAP, para adequar-se às regras da UE, na verdade, tem o controle de Humberto Pedrosa, que detém dele 50,1% e os outros 49,9% pertencem a David Neeleman, seu sócio minoritário.
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