Bairro do Marco e a Guerra do Paraguai

O que a Guerra do Paraguai (1864) tem a ver com o bairro do Marco em Belém do Pará (nome dado em alusão ao Marco da Légua)? 
Muitas ruas receberam denominações em referência a episódios e a combatentes da guerra. A avenida Almirante Barroso foi em homenagem ao comandante da batalha de Riachuelo que deu vitória ao Brasil. A antes denominada “Travessa Riachuelo”, em homenagem à famosa batalha, hoje é a Travessa Antônio Baena, Major do Primeiro Corpo de Voluntários da Guerra do Paraguai. A rua Barão do Triunfo recebeu essa denominação para lembrar o militar que liderou as tropas brasileiras na batalha de Tuiucué. A rua Humaitá foi a mais temida fortificação Paraguaia e a travessa Itororó foi a primeira batalha do que ficou conhecido como dezembrada, uma série de lutas que enfraqueceram o exército paraguaio.

Quanto a conhecida travessa da Estrela (ou Estrella), nome depois substituído pela homenagem ao herói da Guerra do Paraguai Antônio Carlos de Mariz e Barros, e que hoje voltou a ser Estrella, não se pode afirmar a origem certa, pois originalmente Estrela fora a hoje Assis de Vasconcelos, no bairro da Campina. O argumento mais aceito é que “Estrella” seja uma corruptela de Estero Bellaco, uma das batalhas mais sangrentas da Guerra do Paraguai. Já 25 de setembro seria a data davitória da Brigada Militar do Pará na Guerra de Canudos se daria em 1897, destoando do contexto.

A rua Lomas Valentina refere-se  à localidade onde foi erguido um novo quartel do Paraguai depois de uma derrota para as tropas brasileiras. A travessa Angostura foi um forte ocupado pelo exército brasileiro.  A rua Perebebui foi uma batalha estratégica para o controle da capital do Paraguai. A travessa Vileta foi um porto tomado pelo exército brasileiro. A rua Visconde de Inhaúma homenageia o Ministro da Marinha que comandou a esquadra brasileira em operações da guerra.  Marques de Herval foi comandante da cavalaria brasileira e denomina uma outra rua do bairro. A avenida Duque de Caxias é em homenagem ao general do Exército brasileiro. E a rua Curuzu, onde está fortificado hoje o quartel-general do Papão da Curuzu?

Curuzu foi uma grande batalha da Guerra, ocorrida entre 1º e 3 de setembro de 1866. Às 7: 30 da manhã, a esquadra brasileira, com vários encouraçados, atacou o forte de Curuzu e após 3 dias de batalha, o forte foi dominado pelo exército do Brasil.


A Guerra do Paraguai foi o maior conflito bélico já ocorrido na América do Sul, o Paraguai saiu destroçado com 80% de sua população morta, um triste momento da história daquela, então, jovem e próspera nação. A guerra foi motivada por interesses econômicos pelo controle da região do Rio da Prata no Sul das Américas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liminar suspende eleição na ATEP-PA

Eduardo Cunha: Pandora da República