Belém é a 9ª em inadimplência e 4ª em desemprego, segundo Serasa Experian

Belém está entre as 10 cidades com o maior índice de inadimplência do Brasil: é a 9ª, com 31,8% de inadimplência. O índice de desemprego da capital do Pará (11,8%) é o 4° maior do Brasil e a renda média do trabalhador empregado é a menor do Brasil.

Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), colhida pelo IBGE no último trimestre de 2015, a Serasa Experian elaborou um quadro com o percentual de inadimplentes, a renda média mensal dos trabalhadores empregados e a taxa de desemprego em cada uma das 27 capitais.

Abaixo, a tabela com os números das 27 capitais. Para ler a tabela, considere TI = Taxa de Inadimplência e TD = Taxa de desemprego.


Sempre comento que Belém possui uma realidade que vai de encontro aos números. Basta um passeio pelas principais vias da cidade para perceber que o padrão de consumo de uma parcela significativa da população cresceu bastante, apesar de possuir um baixíssimo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), onde ocupa 628ª posição no ranking nacional. Exemplo disto é o crescimento exponencial da frota de carros importados e blindados na capital. Onde a infraestrutura não acompanha o crescimento desses "bolsões de consumo", e comumente você vê um veículo de Primeiro Mundo rodando em ruas alagadas em dias de chuva.

Este descompasso deve-se, além da omissão do Poder público, ao volume da economia ilegal de Belém, aquela que não aparece nos números oficiais, proveniente de negócios ilícitos - corrupção, lavagem de dinheiro, narcotráfico, etc - mas que movimenta enormes montantes de dinheiro "por baixo dos panos" e criam uma rede paralela. A economia formal é apenas a ponta do iceberg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liminar suspende eleição na ATEP-PA

Eduardo Cunha: Pandora da República