Carnaval de Cametá na Netflix


Videomakers, fotógrafos, ilustradores, produtores, cinegrafistas, entre outros profissionais da Produtora Cultural Na Cuia estão em Cametá para documentar o tradicional “Carnaval das Águas”.

O documentário será exibido na Netflix, maior provedora de filmes e séries de televisão via streaming, e que atualmente possui mais de 160 milhões de assinantes.

O “Carnaval das Águas” é um espetáculo que cruza os rios da Amazônia, uma tradição centenária que surgiu em Cametá, no nordeste do Pará, e encanta os ribeirinhos até hoje.

Os cordões de mascarados e blocos que integram o “Carnaval das Águas” se apresentam na terça-feira, 25, como parte da programação oficial do carnaval de Cametá que começa na próxima sexta-feira, 21 e vai até o dia 26.

A Produtora Cultural Na Cuia irá produzir um Podcast com 4 episódios sobre os cordões Última Hora, Majestade da Folia, Linguarudo, Faladores e o bloco Bambas da Folia além de criar também uma plataforma multimídia e bilíngue com a história dos mestres do Carnaval das Águas.

O documentário faz parte do Projeto Cartografia, coordenado pela professora Vivi Menna, que está desde o início do mês na cidade acompanhando toda a produção.

O "Carnaval das Águas" começou há 140 anos nas comunidades ribeirinhas de Cametá. O grupo pioneiro foi o dos "Linguarudos", da ilha de Sant'ana.

Moradores ribeirinhos reúnem seus cordões de mascarados e blocos em pequenas embarcações e partem para a sede da cidade dançando ritmos tradicionais, como o samba de cacete e o mangonguê para desfilar pelas principais ruas de Cametá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liminar suspende eleição na ATEP-PA

Eduardo Cunha: Pandora da República