O Chapéu do Barata


Neste domingo, o jornalista Mauro Bonna noticiou em sua coluna que o Governo do estado iniciará, em 2020, a revitalização do Monumento à Cabanagem, única obra de Oscar Niemeyer no Norte do país. Além de recursos do orçamento do Estado, o projeto vai contar com aporte de emenda parlamentar do senador Jader Barbalho, quem inaugurou o monumento, em seu primeiro Governo.

Aproveitando a deixa, rogo ao Governador Helder Barbalho e à Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, que lancem um olhar ao "Chapéu do Barata", o famoso monumento em homenagem a um dos maiores líderes políticos do estado, inaugurado com grande pompa em 1989, e que ocupa um lugar privilegiado no Largo de São Brás.


Desde 2004, o monumento é mantido pela Prefeitura de Belém. Porém, fica mais do que clara a displicência na sua conservação. Fazendo-se urgente a avocação da responsabilidade pelo estado.

Não bastasse ser alvo de sucessivos arrombamentos, em 2012, os restos mortais de Magalhães Barata foram espalhados pelo interior do local por um bandido, preso em flagrante, que tentava roubar as alças de bronze do caixão. Acarretando a retirada do acervo do local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liminar suspende eleição na ATEP-PA

Eduardo Cunha: Pandora da República