MERCADO – As 20 maiores redes supermercadistas
O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento nominal de 0,7% na comparação com 2017, de acordo a 42ª edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, elaborada pelo Departamento de Economia da Associação Brasileira de Supermercados, em parceria com a Nielsen.
O resultado registrado em 2018 pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). A pesquisa destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão registrado em 2017, criando 30,7 mil novas vagas de empregos no País.
O faturamento das maiores empresas supermercadistas do Ranking ABRAS/SuperHiper chegou a R$ 175,5 bilhões em 2018 (19 maiores sem o Walmart, que não informou os dados). No ano anterior, essas empresas tinham registrado R$ 159,3 bilhões.
No clube das 20 maiores redes do setor (em faturamento bruto) figura apenas um representante da Região Norte, o paraense Grupo Líder, que se manteve a 12a posição, em relação ao levantamento anterior, com um faturamento na casa dos R$ 3 bilhões.
A tríade que encabeça esta lista, muito conhecida pelos brasileiros, são: Grupo Carrefour Brasil, que teve o maior faturamento bruto do varejo alimentar em 2018, com R$ 56,3 bilhões; em seguida, Grupo Pão de Açúcar (GPA), que faturou R$ 53,6 bilhões; e Walmart com o terceiro maior faturamento bruto, apesar de a rede não ter detalhado os números do faturamento do ano passado. A Abras optou por colocar a rede na terceira posição, mesmo sem conhecer o dado de faturamento do ano passado.
Comentários
Postar um comentário