MERCADO – Gigante chinesa interessada na Oi e no 5G
A gigante chinesa China Mobile, maior operadora de telefonia móvel do mundo, estuda entrar na disputa pela Oi. Ela tem a perspectiva de um salto no volume de negócios quando o país começar a instalar redes de telefonia móvel da quinta geração (5G).
A China Mobile já havia manifestado interesse pela Oi e chegou a fazer um amplo levantamento de dados que engloba a avaliação de oportunidades, perspectivas para o negócio e riscos da operação.
O negócio, no entanto, não foi adiante. Pontos que foram aprovado nas lei da telefonia estavam entre os entraves que fizeram os chineses parar as conversas. Com a Lei aprovada e aspectos regulatórios já resolvidos, a China Mobile volta à se interessar pelo negócio.
O Site de notícias do jornal O Globo neste sábado afirmou que a empresa chinesa estaria unindo forças com a Huawei, antecipando um crescimento significativo nos negócios assim que o Brasil começar a implantar sua tecnologia sem fio de quinta geração (5G) e os 360 mil quilômetros de infraestrutura de fibra da Oi. Porém, no domingo, a Huawei emitiu nota à imprensa afirmando que não tem interesse em adquirir a operadora brasileira.
A possibilidade de compra da Oi pela China Mobile enfrenta pressões contrárias à realização do negócio. Fornecedores europeus e americanos da operadora brasileira já estariam atuando para que o negócio não seja realizado.
Tal pressão ocorre pois essas empresas temem que, com a possível realização do negócio, fabricantes e fornecedoras chineses tenham caminho livre para entrar no mercado brasileiro com mais força.
Comentários
Postar um comentário