Belém sediará encontro da Cúpula Pan Amazônica
Em data a ser divulgada em breve, governadores da Amazônia brasileira, de alguns estados do Nordeste e representantes da Igreja Católica e de outros países, reunirão na capital paraense.
A cúpula quer ampliar a discussão e aproximar o diálogo entre os governos subnacionais amazônicos com a comunidade internacional por conta da crise climática e dos atuais desafios das sociedades amazônicas.
Desde 2006, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal reúne os representantes dos estados brasileiros que administram as sociedades amazônicas. Isso levou à construção de um instrumento de ação conjunta: o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que, entre outros objetivos, visa combater as atividades econômicas ilegais que representam ameaça ao patrimônio ambiental amazônico.
Em pronunciamento, o governador do Pará ressaltou a importância do agronegócio no Estado, uma das atividades mais expressivas da economia paraense, e apresentou diretrizes que possam manter essa economia sustentável, valorizando a floresta em pé.
Helder apresentou aos participantes o Fundo Amazônia Oriental (FAO), destinado à captação de recursos nacionais e internacionais para implementação de políticas, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ele já havia apresentado o FAO em outro evento no exterior, na Conferência Internacional sobre Preservação da Amazônia, que ocorreu em Nova Jersey, Estados Unidos, nos dias 17 e 18 de outubro.
Comentários
Postar um comentário